Atualmente o Brasil é um grande produtor de embriões bovinos, em sua maioria são produzidos pela fertilização in vitro, ou seja, pela FIV, como a tecnologia é mais conhecida.
Embriões produzidos in vitro são aqueles obtidos pela manipulação de gametas, fora do organismo materno, ou seja, em condições laboratoriais. Essa tecnologia consiste na combinação de vários processos interdependentes, que vão desde a obtenção de ovócitos imaturos (aspirados diretamente dos folículos ovarianos por punção folicular) à transferência dos embriões para as fêmeas receptoras (barrigas de aluguel), passando pelas etapas de maturação e fecundação in vitro dos ovócitos e cultivo in vitro dos embriões.
A transferência de embriões (TE) proporciona não apenas um melhor aproveitamento de matrizes de elevado mérito genético Para efetuar a transferência de embriões da forma convencional, é essencial a aplicação de hormônios na vaca doadora duas vezes ao dia durante um intervalo mínimo de quatro dias para causar uma superovulação. Inclusive, depois de fazer três ou quatro superovulações, a vaca deve obter uma gravidez natural, isso significa uma interrupção no processo produtivo. Após a superovulação, a vaca-doadora, geralmente um animal de alta qualidade genética, é submetida à inseminação artificial com sêmen de um touro selecionado. Os oócitos (células precursoras de óvulos) fecundados são retirados da vaca-doadora e maturados em laboratório. Depois de aproximadamente sete dias após a aspiração, são introduzidos no útero da vaca-receptora, conhecida como barriga de aluguel. Na FIV, os oócitos ou óvulos são aspirados dos ovários (aspiração folicular) antes de estarem maduros. O processo de aspiração é feito com a ajuda de aparelho de ultrassom e um transdutor vaginal que é acoplado a uma agulha. Ainda na propriedade, por meio de um sistema de lentes que lembram um microscópio, denominado lupa, são selecionados os oócitos que aparentam estar em condições de serem maturados e posteriormente fecundados para gerarem os embriões.
Rodovia BR 040 KM 430 S/N
Estrada BH/ Sete lagoas
Zona Rural - Cep. 35774-000
Paraopeba - MG
Tel: (31)99934-4706
dna@fazendauberaba.com.br
dp@fazendauberaba.com.br
Rodovia BR 135 KM 13 S/N
Estrada Corinto/ Três Marias
Zona Rural - Cep. 39200-000
Corinto - MG
Gerente: José Maria
Tel: (38) 99974-9388
Tel: (38) 9998-7458
nilzaap.macedo@hotmail.com
Rua das Melancias, 61
Venda Nova - Cep. 31744-063
Belo Horizonte - MG
Cel: (31) 99807-9613 - Elaine
uberaba@fazendauberaba.com.br